sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Sobre a Allegro biblioteca código aberto

Oque é o alegro

Alegro e uma biblioteca de desenvolvimento Livre e código aberto com um objetivo de distribuição bem flexível entre plataformas, Na criação de videogames ela lida com a criação de recurso de nível baixo pra elaborar janelas, entrada de dados do usuário, desenhar imagens e reproduzir sons e etc, pode usar C++ e outras linguagens, 

imagem amarela com letra em branco escrito alegro e um quadro do jogo mugem cor prata e a direita outra imagem com uma senario de um jogo na neve

Licença

Alegro tem a licença livre e de código aberto, onde sua origem não deve perder suas características originais, e fornecido na condição em que se encontra, e se modificada deve ser entregue de tal forma não se tratar de um copia direta do original. Pelo que percebi quem desenvolve a biblioteca oferece liberdade aos desenvolvedores e garante apenas o original, o que parece obvio, cada um que modificar a biblioteca deve assumir responsabilidades de forma geral do projeto que estiver fazendo.

Projetos feitos com alegro

A maioria dos jogos feitos em alegro são muito simples, porem nada impede do desenvolvedor fazer um jogo bem polido, um ponto muito bom e a possibilidade de criar seu primeiro jogo sem muita burocracia na licença de uso. Existe alguns jogos feitos com ela, os mais conhecidos são feito em mugem que usa a biblioteca e The Mana World(tmw) e um exemplo que jogo bem bonito que nasceu em alegro e depois mudou pra  Athena, SDL e C++, alem de pode jogar online com amigos e se divertir muito no pc baratinho com um jogo de código aberto e diferente de muitos e levado muito a serio. Já MUGEN e um motor de videogame gratuito criado pela Elecbyte e desenvolvido ate o ano de 2003, com o foco em fazer jogos 2d de luta de forma fácil e simplificada com programação em script. Atualmente tem varias versões que pode sem instaladas em Linux, Windows e Android.

Jogos feitos com mugen

Street Fight, Mortal kombat, kof e outros mais. onde o jogador pode tirar, colocar e modificar de forma fácil elementos principais como personagens, cenários, musicas e outros elementos que quiser, da pra colocar no mesmo jogo personagens de universos totalmente diferentes, se caso for estudar e fazer uma versão pode ate implementar outras prontas, desde que esteja dentro das regras das comunidades. O trabalho feito no muge e visto como FunArte e evitar atrito com empresas e comunidades envolvidas.


 Licença cuidados
Mugen a licença era gratuita e proprietária, porem ao se tratar de um projeto abandonado desde a muito tempo ate o momento deste post, a licença não e mais valida como era antes, e cada versão distribuída não e considerada legal, e possível afirmar que e complicado lidar com algo cujo os direitos não são levados em conta na produção de versões, os demais materiais como exemplo os arquivos de imagens também tem seus direitos considerados na ora de trabalhar, principalmente se for extraído do original, como jogos prontos de outras empresa, ou ate mesmo modificações feitas por pessoas da comunidade. Temos então um exemplo que uma licença livre e uma proprietária que pode e se tornar um dia complicado de se tratar, devido sua perda no tempo, isso pode matar um projeto, ou complicar ate mesmo sua condição em desenvolvimento. Mesmo usando uma biblioteca aberta, o jogo pode ser proprietário que foi o caso do mugem no alegro, E uma ótima lib pra ajuda no desenvolvimento de jogos.

Programação

Inicialmente foi criada por Shawn Hargreaves, no intuito de facilitar a criação de jogos, evitando a necessidade do desenvolvedor ter de ler muito sobre API gráfica, com um pouco de conhecimento e possível realizar algo com alegro, porem projetos audaciosos requer mais conhecimento de desenvolvimento na área.o motivo e porque jogos de videogame requer o desafio de fazer a mecânica e visual bem elaborado, e mesmo conhecendo de jogos, e bom saber como eles funcionam na pratica e no codigo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Sobre Sistemas de Emuladores

Jogar no emulador

Veja como jogar os jogos de consoles no seu computador ou celular e também algumas particularidades que podem ajudar você entender mais sobre o assunto, nem todos os emuladores são iguais e exigem atenção na hora de escolher um, testei vários e vou passar um pouco do assunto pra vocês criarem seu ambiente digital e executar jogos favoritos pra relembrar os tempo de ouro dos videogames.
Emuladores '

Os emuladores

Os emuladores são uma das forma mais simples de jogar videogames hoje, devido a forma de distribuição de jogos novos e os planos de assinatura bem carrascas que os consoles novos tem, e ate mesmo pela qualidade ruim dos códigos mal polidos a para um hardware focado no lucro, e fácil perceber que qualidade passa longe daquilo que tínhamos na época, mesmo com uma simplicidade no visual os personagens, já escalavam paredes e faziam malabarismo que ate hoje nem todos os novos projetos executam bem, e quando fazem levam o console quase queimar por causa dos processo usando, não e questão de época, e sim de um mercado que piorou significativamente. Os emuladores provam isso, ate pra emular jogos mais antigos mesmo mal otimizados estão batendo de frente e até mesmo superando em termos de qualidade na mecânica simples que tem, em fim uma mídia entregue naqueles tempos eram uma obra concluída.

Dificuldades para emular

Os emuladores pra computadores domésticos são bem mais leves se a geração de videogames for mais antiga, exemplo são os videogames 128bits que ate hoje dão muita dor de cabeça para rodar, devido a requisito de hardware, mesmo se for compatível e uma geração caótica para isso. Ja versões 64bits e anteriores são bem mais simples, com exceção dos que executavam jogos no CD como PlayStation1 e neogeoCD. Porque precisam de recurso extra pra funcionar, e alguns jogos já viam com configuradas por região especificas que precisam de acertos pra rodar bem, e uma detalhe são os controles com analógicos exigidos por alguns jogos que vivem dando problemas.

No Linux e Android🐧

E bem comum encontramos nas distros Linux ferramentas com visual muito amigável e com facilidade s de uso de instalação e configuração que não precisa de estudos avançados e nem comando terminal assim com um sistema facilitado os usuários não precisam mais se limitarem a sistemas fechados. No sistema Android que tem ate no momento o núcleo Linux modificado, e um sistema versátil e simples, agora e possível achar versões mobiles de jogos e programas de computador para usar. Um exemplo são os emuladores acima com versões para cada aparelho.

Jogos 🎮

Os jogos podem sem executados em emuladores a partir da mídia original se for CD ou DVD, porem em caso do cartuchos tem de baixar o jogo em sites de roms, estes sites mantem salvo uma vasta biblioteca de jogos que podem ser baixados facilmente, mantendo assim a salvo essas roms e arquivos bin, ou outros arquivos de jogos como backup para usuários que tem o jogo original, ou ate mesmo versões de teste para quem não tem.

BIOS 🖥

AS BIOS são recursos muito importantes, BlOS(Basic input / Output System), E um
sistema básico torna possível o funcionamento dos videogames e outro computadores, além da BIOS ser necessária para o hardware iniciar , também da suporte ao sistema operacional quando já iniciado e executando. em caso de alguns emuladores e preciso baixar as bios na internet

Instalação e dependências 

A instalação sempre foi simples para maquins windows, porem no linux  e cada vez mais complicado em sistema que não resolvem as problemas de forma automática, assim por falta de uma ou outra dependência alguns programas nem iniciam, Um exemplo podemos sitar e o programa inkscape que na atual versão não salva e nem guarda parâmetros dos projetos por não ter uma dependências especificas. acredito na ideia de que essa dependências deveriam ser resolvidas pelo sistema. Um exemplo notável disso e o sistema que uso BIGLINUX que resolve todos esses problemas de forma automática e sem precisar de escrever códigos na tela do terminal.

Configuração do emulador ⚙

Para configura um emulador e bem simples, porem alguns precisam instalar a BIOS, basta pesquisar e baixar as versões do sistema com a versão e região certa, depois bastar ir ate o menu de configurações e, controle, tela, som,

Videogames de cartucho 💾

Os vídeo games de cartucho são muito simples de emular, devido a boa parte da tecnologia já vir direto no cartucho as rons + emuladores já vem com o necessário funcionar, o mesmo componente que contem recursos de memoria que armazena os jogos pode podendo salvar o jogo e outros recursos. Mesmo sendo eles com acesso a leitura alta, são limitados de tamanho de armazenamento de dados sendo substituídos pelos disco logo em seguida, e como os disco tem limite de regravação, e as vezes nenhum, então os jogos passaram a ser gravados em outro dispositivo, os cartões de memoria.  Uma das coisa mais fascinantes nos videos games de cartucho é a possibilidade de ampliar a grade de recursos implementando eles um chips ou usando conversores e adaptadores abaixo deles, Um exemplo são as tecnologias de jogos em polígonos que o Super Nintendo teve para executar jogos SFX, e o sensor de movimento dos cartuchos do gameboy. Alguns cartucho do Nintendo 8 bit tinha mais recursos, um caso que lembro de um cartucho amarelo que eu tinha do The Ultimate Stuntman que tinha uma chave para trocar de sistema de NTSC E PAL.

Videogames CD 💽

Sem duvida o PlayStation1 ainda e um dos consoles de videogame mais populares em do tipo com um lista imensa de jogos que atende bem a maioria e que reproduzia mídia de CD, era fácil encontrar seus jogos no mercado, devido a forma de distribuição ser fácil e barateada pela pirataria. A popularização do sistema foi certo, não tínhamos dificuldade de encontrar mídia, apesar da qualidade do disco não ser das melhores, por causa o preço algumas ate compensavam, não da pra negar as hora de diversão que tivemos naquela época, já outros só ouvíamos falar, pelo presso e a escassez no mercado nem tivemos a oportunidade de testar, já vi o Dreamcast de longe e era muito lindo de longe, pena que era um peso no bolso na época

Uma pequena lista de Emuladores.

Fceux 💾

Emulador OpenSourcer para o console 8bits da Nintendo muito bom, e fácil de configura, e uma resultado de forcks de vários outros de projetos, o importante e funciona bem.

Fceux



Zsnes e Snes9x💾

São os dois emuladores que mais usei e recomendo, o pessoal gosta e escolher entre eles porem agora que sei que tem uma versão pra Linux do Zsnes, não vejo pro que ficar dividido entre os dois se ambos funcionam muito bem.
Snes9x
Zsnes

ePSXe 💽

Um dos emuladores mais comuns usados para emular o PlayStation1 e o ePSXe, multiplataforma tanto para PC quanto mobile, e bem estável quando o assunto e rodar jogos e reconhecer controles, alem de um visual e menu de configuração bem amigável, A ideia do nome parece muito com o nome do central de mida da sony chamado PSX lançado no japão em dezembro de 2003.
ePSXe

Duckstation 💽

Outro emulador que parece estar no caminho certo, ate agora controle esta bem complicado de configurar nele, e teve bastante erro para configurar os botoes na versão que testei, porem e um dos poucos que tem uma boa responsividade de tela, se adapta muito bem em monitores de alta e também baixa resolução. igual o epsxe foi bem fácil de instalar e configurar, não pesa o computador e a interface bem simples e organizada.
Dusckstation

Controles 🎮 🕹

E possível usar controles Arcade ou no padrão de console nesse emuladores, na falta de um podemos usar o teclado mesmo, que não e muito ergonômico para este fim, mesmo que tenha teclas em excesso para usar algumas manobras em jogo se torna muito difícil de acionar uma sequencia agradável e sem falar na posição  dos dedos que incomodam muito.

Facilidades

Uma das facilidades para instalar emuladores, e utilizar as lojas de instalação, tanto em Android e Linux ter um sistema que possa configura pra você e o melhor caminho. no caso de computadores, quem não usa windows recomendo focar neste ponto, pois e muito trabalhoso lidar com isso via código, pois tem coisas que vai funcionar dependendo destes recursos que na maioria das vezes  são a nível de sistema.

Arquivo do blog